Um pouco de conhecimento do grupo de jovens sobre trilhas. Liderado pelo professor Antônio Clécio de Sousa formado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri ( URCA).
Trilhas
Boa parte das trilhas hoje utilizadas em ecoturismo são caminhos
tradicionalmente utilizados por determinadas comunidades para se locomoverem.
Desde a época do Brasil colônia os portugueses utilizavam os caminhos abertos
pelos indígenas para alcançarem o interior do país.
Hoje em dia, especialistas (ecólogos, biólogos e ambientalistas) detém
conhecimentos que transformam a abertura de trilhas em um trabalho científico,
pedagógico e paisagístico. Desta forma, trilhas são caminhos existentes ou
estabelecidos, com diferentes formas, comprimentos e larguras, que possuam o
objetivo aproximar o visitante ao ambiente natural, ou conduzi-lo a um atrativo
específico, possibilitando seu entretenimento ou educação através de
sinalizações ou de recursos interpretativos.
Podem ser estabelecidas diversos tipos de trilhas, que podem ser classificadas
quanto a função (vigilância, recreativa, educativa, interpretativa e de
travessia), quanto à forma (circular, oito, linear e atalho), quanto ao grau de
dificuldade (caminhada leve, moderada e pesada) e quanto à declividade do
relevo (ascendentes, descendentes ou irregulares).
Quanto aos recursos utilizados para a interpretação ambiental da trilha, elas
podem ser classificadas de duas maneiras: guiadas (monitoradas) ou autoguiadas.
Trilhas
Guiadas
Nas trilhas guiadas a interpretação do guia/condutor de ecoturismo é a
alma de uma boa trilha. Sua principal característica é o estabelecimento de um
canal de comunicação e uma relação afetiva entre o intérprete e os visitantes.
A preparação física e técnica e os conhecimentos ecológicos do guia/condutor de
ecoturismo são os principais instrumentos de investigação e interpretação da
região a ser conhecida. Além disso, a vocação natural e a experiência do
guia/condutor de ecoturismo também são fundamentais para o sucesso da trilha.
A preparação, o conhecimento e a experiência para a interpretação de trilhas
são adquiridos em cursos especializados, em livros, praticando caminhadas e
acompanhando o trabalho de guias/condutores de ecoturismo mais experientes ou
de mateiros.
Vários tipos de passeios guiados podem ser desenvolvidos. O intérprete pode
fixar previamente os locais de parada e os temas trabalhados, sem que o público
possa designar novas investigações, ou naquelas em que as observações vão
acontecendo conforme os eventos aparecem (animais, floração etc.) ou de acordo
com as motivações dos usuários. Entretanto, as mais interessantes são aquelas
em que o intérprete trabalha estabelecendo uma estratégia de abordagem que
satisfaça interesses específicos de determinado grupo.
Trilhas
Autoguiadas
As trilhas interpretativas autoguiadas tem como principal função facilitar a
caminhada e permitir o contato dos visitantes com o meio ambiente sem a
presença do guia. Assim, recursos visuais e gráficos indicam a direção a
seguir, os elementos a serem destacados (árvores nativas, plantas medicinais,
ninhos de pássaros etc.) e os temas desenvolvidos (mata ciliar, recursos
hídricos, etc.).
Podem ser autoguiadas através de placas numeradas ou por meios escritos ou
visuais dispostos na trilha.
Capacidade
de Suporte
São classificados em capacidade de suporte física, biológica e psicológica ou
perceptiva. A metodologia desenvolvida por Cifuentes, para a Costa Rica, é que
melhor permite a implantação de trilhas de maneira relativamente equilibrada.
Ela determina três grandes parâmetros para se chegar ao número de usuários em
determinado tempo.
A Capacidade de Suporte Física (CSF) é o limite máximo de visitantes em uma
área definida em um determinado tempo. A Capacidade de Suporte Real (CSR) é o
limite máximo de visitantes, porém aplicando-se os Fatores de Correção que
limitam a atividade, composto por diversas variáveis de ordem física,
ecológica, social entre outras. Finalmente, chega-se à Capacidade de Suporte
Efetiva (CSE), partindo-se da CSR, porém considerando-se a Capacidade de Manejo
e Gestão. Assim, a intensidade e o período de uso, o tamanho do grupo, as
atividades realizadas, o número de monitores etc. será aquela apontada pela
Capacidade de Suporte Efetiva.
Planejamento
O planejamento da implantação de trilhas visa assegurar que os impactos
negativos estarão dentro dos limites aceitáveis de mudança. Pode ser entendida
como os limites aceitáveis de mudança que um determinado nível de uso de um sítio
ou área pode suportar sem causar danos significativos aos recursos e sistemas
ecológicos necessários para o seu equilíbrio, garantindo a qualidade da
experiência do visitante. - Avaliar o local, impactos e objetivos.- Definir tipo de público
- Trilha a ser mais informativa, sensibilizadora e educadora possível.
- Deverá localizar-se em uma paisagem comum, do dia a dia, viabilizando uma
relação direta.
- A mensagem deve ser simples, abrindo horizontes, suscitando a observação e o
respeito à vida.
A
Forma
- Os meios e materiais devem ser simples, sem agredir ou poluir visualmente o
ambiente.
- Em círculos ou ovais, ou seja, não retornarem pelo mesmo local.
- Não serem longas, porém objetivas.
- Viabilizem uma interpretação com informações necessárias concisas,
transmitidas de forma mais completa.
Impactos
Ambientais
Podemos citar alguns impactos negativos que qualquer tipo de trilha pode gerar
no solo (erosão e compactação), na fauna (alterações nas populações) e na flora
(desmatamento), tanto nas fases de implantação como no uso. Porém, a lista é
muito mais ampla e ainda não se conhece todas as consequências de sua
implantação. As técnicas para minimizar os impactos basicamente restringem-se
aos cuidados com o solo e a vegetação. A fauna precisaria ser estudada durante
meses (talvez anos) para que se conheçam todos os hábitos comportamentais de
todas as espécies presentes em determinada área, podendo-se, assim, estabelecer
sua capacidade de suporte.
Medidas de Controle de Impactos
Salvo as intervenções de ordem estrutural e de segurança, os sítios de
visitação não devem ser adaptados aos visitantes, estes é que deverão ser
preparados para a visitação. Para elaborar medidas preventivas de impactos
negativos em trilhas, minimizando os custos de implantação e manutenção,
deve-se estabelecer primeiramente um zoneamento das áreas de uso e não uso e o
manejo das áreas de uso, seguido do estabelecimento de técnicas que identifique
o impacto potencial e os parâmetros para monitoramento da vida silvestre.
Por fim, a educação ambiental é o instrumento de fundamental importância para
minimizar os impactos da visitação.
Alguns
Lembretes
A trilha interpretativa é, para muitos, o meio mais eficiente de
interpretação, por atender facilmente aos seus princípios e objetivos,
destacando-se ainda seu baixo custo. Para isso, recomendam-se algumas
"regras” básicas:
a) As rotas devem ser planejadas com ajuda de conhecedores da área,
incluindo-se os recursos interpretativos mais importantes e evitando-se os
recursos frágeis e raros desprotegidos.
b) Sua "construção" deve ser de baixo impacto e deixar poucos
vestígios.
c) Devem apresentar uma estética condizente com a "alma” do local,
evitando-se excessos.
d) Devem ser em forma geométrica fechada com o local de saída e chegada
coincidentes ou quase.
e) Geralmente são curtas (1 a 4 km), mas devem ser diversificadas para as
diferentes idades, preferências e habilidades.
f) Devem ser específicas quanto ao tipo de locomoção dos usuários.
g) Devem informar suas características gerais no início, como tempo de percurso
ou grau de dificuldade.
h) Devem ser mantidas limpas.
i) Devem ter sua capacidade de uso estudada e monitorada.
São caminhos traçados em um sítio natural, degradado ou não, como explicação
sobre o meio ambiente.
Estas trilhas, localizam-se dentro da floresta ou do ecossistema objeto,
aproveitando- se quando possível, traçados já existentes.
Quando bem elaboradas, conseguem promover o contato mais estreito entre o homem
e a natureza, possibilitando conhecimento das espécies, animais e vegetais, da
história local, da geologia, da pedologia, dos processos biológicos, das
relações ecológicas, ao meio ambiente e sua proteção, constituindo instrumento
pedagógico muito importante.Texto baseado nos seguintes autores:
Marco Aurélio Leite Fontes, Maria Rachel Vitorino (Ecoturismo - UFLA) e Sérgio
Salazar Salvati.
Parabéns pela postagem, seria bom se todos que demonstram interesse em conhecer a Pedra Grande, observasse essas regras básicas.
ResponderExcluir